Tecnologia

Cada vez mais norte-americanos leem livros digitais, aponta estudo

Agência France-Presse
postado em 27/12/2012 14:02
São Francisco - Nos Estados Unidos, os leitores optam cada vez mais por livros digitais em detrimento do papel, revelou um estudo do centro de pesquisas Pew publicado nesta quinta-feira (27/12).

A parcela de adultos nos Estados Unidos que leem edições eletrônicas em suportes como tablets e leitores digitais chegou a 23% em novembro frente a 16% no ano anterior no mesmo período, informa o estudo. No mesmo intervalo, as pessoas de 16 anos ou mais que optaram por livros impressos caiu de 72% a 67%.

[SAIBAMAIS]No total, cerca de 75% dos adultos norte-americanos leem livros, em todo tipo de suporte, pouco menos que em 2011, quando 78% tinha esse hábito. A crescente popularidade dos livros digitais se segue à expansão das tablets eletrônicos, tanto como modelos exclusivamente para ler livros com o Kindle o Nook, ou multifuncionais como os iPad da Apple ou o Nexus do Google.



O número de norte-americanos que possuem este tipo de aparelhos cresceu de 18% a 33% entre 2011 e 2012, segundo o estudo. Também aumentaram os empréstimos de livros digitais nas bibliotecas do país. Os entrevistados com mais tempo de estudos ou de renda superior tendem a se transformar em "leitores digitais" mais que outros, assim como os adultos de entre 30 e 49 anos, destaca o Pew, que realizou a pesquisa entre 15 de outubro e 10 de novembro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação