Shirley Pacelli
postado em 08/01/2013 11:32
Nem só de erros gramaticais e da busca insana por amigos são feitas as gafes virtuais. Algumas envolvem punição mais séria por postagens impulsivas, que vão do envolvimento do nome da empresa em um perfil pessoal até a publicação de fotos de outros sem permissão. Quem atesta é Ligia Marques, antropóloga e consultora em etiqueta, marketing pessoal e mídias sociais.
[SAIBAMAIS]No fim do ano passado, Ligia lançou, com Hegel Aguiar, o livro Etiqueta 3.0 ; você "on-line" & "off-line", que reúne dicas para usar as mídias sociais de forma consciente. Ligia entende que gafes virtuais são caracterizadas por situações em que a imagem de quem posta fica seriamente prejudicada. A obra trata das bases da construção de um perfil em uma rede social. A autora procurou estabelecer um paralelo entre a etiqueta no mundo real e virtual.
Para Ligia, o perfil não é brincadeira, mas sim uma ferramenta que pode colaborar positivamente ; ou negativamente ; para a vida das pessoas na realidade. ;Mostramos desde a importância de definir o objetivo central ao decidir participar dessa ou daquela rede social, como fazer a construção de uma página e perfil que consigam criar um engajamento fiel e crescente das outras pessoas;, descreve.