Tecnologia

Dispositivos móveis são protagonistas no salão de Las Vegas

Agência France-Presse
postado em 08/01/2013 14:27
Las Vegas - O papel central dos aparelhos móveis no setor da eletrônica foi destacado, na segunda-feira à noite, no salão de Las Vegas, pelo diretor geral do fabricante de chips Qualcomm, Paul Jacobs.

"A mobilidade está transformando o setor e redefinindo a forma como vivemos", informou Jacobs durante a apresentação inaugural na véspera da abertura do salão de eletrônica CES ao público.

Apesar de Jacobs ser a estrela da noite, ele contou também com a breve companhia de seu predecessor, Steve Ballmer, diretor geral da Microsoft.

O gigante dos programas de informática tinha anunciado, no ano passado, que não participaria mais da CES, da qual foi um dos pilares.

Contudo, Ballmer realizou uma aparição surpreendente na segunda-feira para conversar com Jacobs sobre os novos aparelhos que utilizam a plataforma Windows, que a Microsoft acaba de redesenhar para adaptá-la aos dispositivos móveis.

A escolha de Jacobs para inaugurar o grande evento mundial do setor é um sinal claro da mudança rumo à mobilidade que ocorre no mercado, movimentando 1 trilhão de dólares.

A Qualcomm superou discretamente outro fabricante de chips de informática, Intel, em termos de valor de mercado, e agora fornece a maior parte dos processadores que equipam os aparelhos móveis, cada vez mais populares para os consumidores, que já os preferem em relação aos PC tradicionais.

Jacobs revelou nesta segunda-feira um novo pacote de processadores da linha Snapdragon, concebidos para melhorar o trabalho e a duração da bateria dos novos aparelhos. Eles consumirão cerca da metade da bateria que os anteriores e permitirão utilizar o vídeo de "ultra alta definição" que funciona com as televisões de alta gama.

O diretor geral da empresa destacou também o papel cada vez mais importante da Qualcomm na indústria do espetáculo junto ao produtor Guillermo Del Toro e evocou, com o caso do ex-arcebispo sul-africano Desmond Tutu, a importância dos aparelhos móveis no setor da saúde nos países em desenvolvimento.

A CES estreia oficialmente nesta terça-feira e dura quatro dias, com cerca de 3.000 expositores e um público esperado de 156 mil pessoas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação