Tecnologia

Anonymous ataca sites em protesto após suicídio de fundador de Reddit

Swartz, de 26 anos, estava sendo processado sob acusação de ter baixado ilegalmente milhões de artigos científicos do MIT

Diário de Pernambuco
postado em 14/01/2013 19:35
Em setembro do ano passado, Swartz se declarou inocente no roubo de artigos, mas ele ainda podia ser sentenciado a até 35 anos de prisão Reprodução da internetMembros do grupo hacker Anonymous invadiram dois sites do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) e trocaram seus conteúdos por uma mensagem em memória a Aaron Swartz, ativista da internet e fundador do site Reddit que cometeu suicídio na sexta-feira.

O texto classifica de ;enorme injustiça; o processo federal iniciado em 2011 contra Swartz, acusado de invadir uma sala reservada do MIT com um laptop e baixar 4,8 milhões de artigos científicos do acervo da JSTOR, uma espécie biblioteca virtual do instituto. Segundo o Anonymous, o caso ;salienta a injustiça das leis sobre crimes digitais dos EUA;. Os hackers também pedem na mensagem uma reforma das leis de propriedade intelectual e comprometimento com o ideal de uma internet livre.

Não se sabe quais motivos levaram Swartz a se enforcar, mas, segundo disseram seus amigos ao ;New York Times;, o ativistas estava preocupado com a possibilidade de ser preso por até 35 anos.

Em comunicado, a família de Swartz acusou como parcialmente responsáveis pela morte do jovem a promotoria federal que atuou no processo e o próprio MIT ; apesar de notícias na imprensa americana terem informado que a universidade teria desistido da queixa contra o hacker há algum tempo. Também em comunicado, o MIT disse que investigaria internamente sua responsabilidade pelo processo contra o ativista e também pelo suicídio.

Algum tempo depois de invadir os sites do instituto, o Anonymous atualizou a mensagem esclarecendo que não considera o MIT responsável pelo ocorrido e pediu desculpas por usar suas páginas virtuais como plataforma do protesto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação