postado em 05/02/2013 09:46
São Paulo ; Dar o primeiro passo para começar um startup não é fácil. Além de muito estudo e determinação, é preciso suporte financeiro e, claro, contar com a sorte. Durante a Campus Party, algumas empresas mostraram que é possível conquistar um espaço nesse tão concorrido mercado. Apostando na inovação, muitas conseguiram investidores e vão sair do papel em breve, como o iWinner, criado por um brasiliense. O programa deve ajudar profissionais que trabalham em academias a montar uma série de exercícios para os alunos, sem que seja preciso ir ao local. Por outro lado, os usuários também poderão encontrar um personal trainer por meio do aplicativo e contatá-los. Há ainda o Oi Turista, também criado por moradores de Brasília. O software localiza nas proximidades quem fala a mesma língua do usuário e deve ajudar os visitantes estrangeiros, por exemplo, durante a Copa do Mundo. O Informática selecionou algumas startups que foram sucesso na Campus Party.
Oi Turista
O Oi Turista é um aplicativo para iOS e Android que ajudará os turistas durante a Copa do Mundo e também em outras datas. O cofundador, Antonio Ventura, 29 anos, é de Brasília. A startup, que está em fase de testes, deve entrar no ar em março deste ano. Com o Oi Turista, o usuário poderá encontrar pessoas que falem a mesma língua, em qualquer lugar do mundo. Ao abrir o aplicativo, é preciso selecionar o idioma. Na sequência, terá que autorizar a conectividade com o Facebook e, assim, o sistema identificará indivíduos próximos, que também usam o serviço.
iWinner
Um aplicativo para montar séries de exercícios físicos. Essa foi a ideia dos sócios brasilienses William Fragoso, Guilherme Hott e André Maia. O projeto surgiu após André, que é professor de educação física, falar que queria um sistema em que pudesse fazer uma sequência de treinamentos para um aluno, sem a necessidade de ir até a academia. Além disso, por meio do aplicativo, os interessados podem procurar um personal trainer, entrar em contato e trocar todas as informações que desejam. ;Um sistema totalmente independente de academia, uma comunicação rápida e direta entre os dois;, explicou William. A startup não tem data para entrar em funcionamento.