Roberta Machado
postado em 25/02/2013 08:40
O futuro está mais perto. O tão esperado Google Glass, par de óculos-ciborgue da gigante da internet, finalmente parece tomar forma. A empresa surpreendeu a todos alguns dias atrás, ao divulgar um vídeo que mostra algumas das características do equipamento, além de anunciar um concurso que vai escolher um grupo de internautas que poderão adquiri-lo antes de sua chegada às lojas. Até agora, o misterioso gadget só havia passado pelas mãos de poucos desenvolvedores. A entrega do produto para usuários comuns dá início a uma fase de testes, na qual os óculos devem receber os ajustes finais. Quem não for agraciado pelo Google na competição virtual terá de esperar até o fim do ano, quando o equipamento deve passar a ser vendido a um preço estipulado em US$ 1,5 mil.
O projeto, que beira a ficção, foi mantido praticamente em segredo por um ano e meio. Em 2012, os fundadores da companhia chamaram a atenção do mundo ao mostrar o aparato na conferência realizada anualmente. Durante o evento, eles exibiram um vídeo gravado por meio do Google Glass enquanto o usuário pulava de paraquedas, além da visão registrada por ciclistas em movimento. Mas as novidades pararam por aí. Pouco foi explicado sobre as funções da minúscula tela translúcida em formato de cubo, e teve início o período de especulações.