Barcelona ; No que depender das fabricantes de celulares, o smartphone vai ficar cada vez mais popular. No Mobile World Congress 2013 (MWC), que ocorre anualmente na Espanha, os aparelhos de baixo custo ganharam bastante espaço e foram estrelas de alguns estandes. Essa e outras tendências marcaram o principal evento da indústria dos dispositivos móveis, que terminou na semana passada.
Além dos celulares mais baratos, nos gigantescos pavilhões do centro de exposições Fira Gran Via, que reuniu cerca de 70 mil pessoas, os estandes mostravam outra vocação dos aparelhos: as grandes telas. Os foblets (smartphones %2b tablets) dominaram o topo de linha, com displays que chegam a gigantescas 7 polegadas ; imagine-se fazendo uma chamada telefônica com um tablet no ouvido. No segmento, processadores de quatro núcleos e câmeras de 13 megapixels também se tornaram configurações padrão.
Mas por trás dos holofotes, o MWC foi um evento que pensou muito nos segmentos médios e até mesmo populares. Basta ter como exemplo o featurephone (o termo usado hoje para celulares sem acesso à internet) Nokia 105, com preço sugerido de apenas 15 euros (cerca de R$ 38). Na categoria dos smartphones, a faixa dos US$ 100 também era uma realidade, principalmente por conta do Firefox OS, desenvolvido pela Mozilla, para tornar esse tipo de dispositivo mais acessível a quem não tem condições de gastar muito dinheiro em um celular de ponta.