Agência France-Presse
postado em 01/05/2013 12:26
Nova York - A emissão de ações lançada ao mercado pela Apple alcançou o recorde de 17 bilhões de dólares, segundo um documento enviado nesta quarta-feira (1;/5) à SEC, o organismo que regulamenta a Bolsa nos Estados Unidos.Com este lançamento, a Apple supera a empresa farmacêutica Roche, que era o grupo que havia registrado até o momento a maior emissão de ações, com 16,5 bilhões em 2009, segundo os dados divulgados pela empresa Dealogic.
A Apple emitiu na terça-feira ações em seis pacotes com vencimentos entre três e 30 anos. Quatro têm taxa fixa, com rendimentos que vão de 0,511% a 3,883%, e dois têm taxas variáveis, afirma o documento.
O grupo pretende utilizar o dinheiro captado para financiar parte dos 100 bilhões de dólares de dividendos e de recompra de ações que prometeu aos acionistas até 2015.
A Apple não tinha até agora qualquer dívida e registrava 145 bilhões de dólares de liquidez em suas contas no fim de março. Mas grande parte dos recursos estão em contas no exterior e a empresa considerou mais benéfico emitir ações do que repatriar os títulos.