Thiago Neres
postado em 09/05/2013 18:50
Nova Délhi ; Asha. A palavra, que em sânscrito significa esperança, batizou uma linha de dispositivos móveis da Nokia lançada em outubro de 2011 e que já conta com 15 aparelhos. Ao contrário do Lumia, a série foca o mercado dos países emergentes e aposta forte no público das classes C e D, que cada vez mais sente necessidade de estar conectado à internet. De olho nesse consumidor, a Nokia apresentou na manhã desta quinta-feira (12h em Nova Délhi), o modelo Asha 501, o primeiro de uma nova geração com design diferenciado e um sistema operacional com navegação baseada em Swype (movimento de tocar e arrastar a tela com os dedos). O evento aconteceu no Taj Palace Hotel, na capital da Índia.
De acordo com o CEO da Nokia, Stephen Elop, o preço sugerido do Asha 501 é US$ 99 e ele começará a ser lançado nos países a partir de junho deste ano. Os executivos da companhia preferiram não comentar a data em que ele chegará ao Brasil porque o prazo depende também das operadoras, além de outros fatores como homologação da Anatel.
O Nokia Asha 501 dispensa o teclado QWERTY e vem com tela QVGA de três polegadas e resolução de 320 x 240. Acessa wi-fi, redes 2G (mas há uma versão que suporta 3G a caminho, segundo Stephen) e roda na plataforma Asha, com foco em navegação Swype. A ideia é otimizar o tempo do usuário, fazendo com que alguns toques na tela tragam as informações que ele procura de forma organizada.
O aparelho é superleve, pesa 98 gramas e mede 99.2 x 58 x 12.1 mm. Dual SIM. A câmera tira fotos com 3.2 megapixels e a autonomia de bateria vai de 17 horas (com conversa ativa) até 48 dias (apenas com um chip e em standby). O modelo será ofertado nas cores preto, branco, vermelho, verde, azul e amarelo. O design lembra um pouco o Lumia.
;Os Lumia já são uma referência e é interessante ver essas duas coisas acontecendo ao mesmo tempo. Hoje não estamos lançando apenas um Asha, mas uma nova geração que vai surpreender as pessoas e promover a acessibilidade digital;, analisa o CEO da Nokia, Stephen Elop.