Tecnologia

BlackBerry apresenta o Q5, que será lançado em países emergentes

O aparelho possui uma tela de 3,1 polegadas e funciona na plataforma BB10 lançada pelo BlackBerry no final de janeiro

Agência France-Presse
postado em 14/05/2013 15:49
MONTREAL - O grupo canadense BlackBerry apresentou nesta terça-feira (14/5) o Q5, um novo smartphone com teclado e tela de toque, que deve ser lançado este verão em países emergentes, incluindo a América Latina e alguns mercados europeus.

Este aparelho, o Q5, possui uma tela de 3,1 polegadas (7,9 cm) e funciona na plataforma BB10 lançada pelo BlackBerry no final de janeiro, ao mesmo tempo que o novo telefone Z10 com tela de toque e teclado.

Seu preço ainda não foi informado. O Q5 é um derivado do Q10 com teclado e tela de toque que foi lançado no final de abril no Canadá e no Reino Unido. "Sei que terá um grande sucesso", declarou Thorstein Heins, presidente do Blackberry ao apresentar o novo dispositivo durante uma coletiva de desenvolvedores de aplicativos, divulgada na internet de Orlando, Flórida (sudeste dos Estados Unidos).

O Q5 estará disponível em quatro cores: branco, preto, rosa e vermelho. O grupo já tinha anunciado que pretendia lançar uma nova categoria de telefones acessíveis para os países emergentes, derivada de seus novos smartphones Z10 e Q10.



O Q5 estará disponível a partir de julho em alguns países da Europa, Oriente Médio, África, Ásia e América Latina.

O BlackBerry, precursor no mercado dos smartphones antes de ser superado pelo iPhone da Apple e os aparelhos com sistema operacional Android do Google, aposta sua sobrevivência nesses novos dispositivos, que funcionam com a plataforma BB10.

Heins antecipou que a plataforma se transformaria na principal ferramenta de internet para os usuários nos países em desenvolvimento que não têm computador em casa.

"Por acaso as pessoas querem que seus tablets sirvam como computadores? Não estou certo disso", acrescentou, com o que despertou dúvidas sobre os planos do BlackBerry, que fracassou com seu tablet Playbook.

Ele afirmou também que os novos aparelhos Z10 e Q10 tiveram uma recepção "muito positiva" dos compradores e que os usuários poderiam ter acesso a seus cerca de 120.000 aplicativos, 50.000 a mais que quando foram lançados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação