postado em 15/05/2013 12:07
A Escola Técnica de Ceilândia promove a partir desta nesta quinta-feira (15/5) o "Crowdfunding Festival" afim de apresentar palestras em tom de workshop sobre a modalidade. O crowdfunding funciona como uma "vaquinha virtual": busca investimento para uma iniciativa com financiamento coletivo e colaborativo. Durante o festiva,l as plataformas brasileiras de crowdfunding vão mostrar o funcionamento dos sites e também apresentarão técnicas e metodologias de trabalho. O evento, que é gratuito e aberto ao público, ocorre até sábado (18/5). Para participar, não é necessário fazer uma inscrição prévia.from on .
O estudante Hugo Walter Silva, de 16 anos, é desenhista e tem um projeto de história em quadrinhos (HQ), totalmente autoral e com temática social. Ele já tem experiência como ilustrador e trabalha como voluntário em uma empresa do ramo. O projeto de Hugo é a produção e lançamento da primeira obra em HQ 100% autoral. "Faço quadrinhos há quatro anos, mas já tem 12 anos desenhos. Quero levar esta profissão para minha vida". Hugo diz que já encaminhou o projeto há três meses para a banca analisadora de um site para aprovar ou não a ideia dele para receber auxílio financeiro. "Aguardo otimista a resposta da banca para desenvolver minha ideia", afirmou Hugo.
Crowdfunding
Os projetos podem ser ligados às mais diversas áreas e obter recurso de pessoas físicas e jurídicas a partir das plataformas. O idealizador inscreve a ideia, define uma quantia a ser arrecadada e o tempo hábil para a arrecadação. Todos os que colaboram recebem recompensas, como vantagens exclusivas e produtos especiais.
Em 2012, as plataformas de financiamento colaborativo movimentaram US$ 5 bilhões nos Estados Unidos e, segundo especialistas do setor, há uma previsão de que em 2013 esse número cresça 30% só na América do Norte.