postado em 24/05/2013 19:32
A estudante californiana Eesha Khare, de 18 anos, criou um supercapacitor - dispositivo que se encaixa dentro da bateria dos telefones - que permite carregar o celular completamente entre 20 e 30 segundos. A invenção garantiu a jovem o segundo lugar do Prêmio Jovem Cientista da Fundação Intel, que ocorreu na Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel, nos Estados Unidos.
Eesha ganhou US$ 50 mil pela invenção do dispositivo, que além que carregar em uma velocidade impressionante, tem um ciclo de vida maior do que o das baterias convencionais. A invenção tem potencial para ser usada em celulares, laptops e carros elétricos
Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel
Esta edição teve a participação de 1,6 mil estudantes de mais de 70 países, que disputaram bolsas de estudo e prêmios que somavam US$ 4 milhões, oferecidos por instituições de ensino, associações internacionais e grandes empresas como a Google e a West Virginia University. O grande vencedor deste ano foi o romeno Ionut Bundisteanu, que criou um projeto viável para um carro autônomo controlado por inteligência artificial. O veículo adaptado pode reconhecer faixas de pedestre e sinais de trânsito, desviar de obstáculos, fazer curvas acentuadas e estacionar sem auxílio do motorista.