postado em 04/06/2013 10:55
A internet de quarta geração já está nas ruas. Mas, ao se deparar com uma demonstração ou publicidade da nova tecnologia, é fácil escutar a seguinte frase: ;Mal funciona o 3G e já querem se adiantar para o 4G;. A desconfiança tem justificativa: a série de problemas relatados por consumidores nos últimos anos, que vão de interferências no sinal a queixas com o serviço prestado pelas empresas de telefonia.
Em site especializado em registrar ocorrências de problemas com empresas, as operadoras ocupam os cinco primeiros lugares na lista daquelas com maior número de reclamações nos últimos 30 dias. O analista de mídias sociais Natan Andrade, 21 anos, diz que está incomodado com a oscilação do sinal. ;Aqui em Brasília, ou ele cai para o 2G ou simplesmente desaparece. Às vezes, tenho problemas, pois preciso encontrar um texto e não consigo por causa da instabilidade do serviço;, relata.
[SAIBAMAIS]O diretor da 4G Americas, Erasmo Rojas, garante que a nova tecnologia não terá os mesmos problemas relatados pelos usuários. ;No 3G, a rede é utilizada para entre voz e dados. Na quarta geração, são apenas dados. Então, não há tráfego de duas linhas, e com isso a informação é muito mais flexível e rápida. Já para a Copa das Confederações, acho que haverá capacidade suficiente para quem precisar de muita banda de conexão;, explica.