Tecnologia

Aplicativos oferecem sons que podem ajudar na criatividade ou relaxamento

Um dos programas, lançado há apenas 4 meses, chega a ter 20 mil acessos diários

postado em 12/07/2013 06:01
O silêncio é o melhor companheiro para quem precisa criar projetos ou relaxar, certo? Nem sempre. Pesquisas apontam que certos ruídos favorecem o pensamento criativo, enquanto outros parecem existir apenas para ajudar a relaxar ou manter a atenção. Baseados nessas descobertas, desenvolvedores de aplicativos para celular e internet lançam programas cuja função é justamente produzir barulhinhos que ajudem as pessoas a realizar com mais eficiência as tarefas diárias ou simplesmente esquecer delas nas horas de descanso.

Um bom exemplo dessa nova leva de produtos é o Coffitivity ; mistura das palavras coffe (café em inglês) e creativity (criatividade) ;, aplicativo para a web que reproduz os barulhos de uma cafeteria. Segundo os criadores, os sons de conversas, da máquina de espresso funcionando, de pratos batendo e pessoas passando causam um pequeno grau de desatenção que pode ajudar a mente a alcançar soluções criativas. O programa, que foi lançado em março deste ano e vai ganhar uma versão para celular em breve, chega a ter 20 mil acessos diários.



[SAIBAMAIS]A inspiração para a ferramenta surgiu justamente na mesa de um café. Os estudantes da Universidade do Estado de Virginia Justin Kauszler e ACe Callwood perceberam que a produtividade deles era maior quando trabalhavam nesse ambiente. ;Justin notou que o escritório era muito quieto. Quando seu chefe não o deixou trabalhar em uma cafeteria, ele surgiu com a ideia de criar um produto que trouxesse a cafeteria até ele;, conta Callwood. A tecnologia por trás da ideia é relativamente simples. ;Nós basicamente gravamos o áudio ao vivo em nossas cafeterias favoritas e usamos isso no site;, explica. ;A engenharia acústica, que envolve a mixagem, a edição e a reprodução, é a parte que consome mais tempo, porque precisamos garantir que o melhor som vai chegar aos fãs do site;.

Um dos programas, lançado há apenas 4 meses, chega a ter 20 mil acessos diários

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação