Tecnologia

Cientistas desenvolvem ferramenta para decodificar choros de bebês

Pesquisadores americanos desenvolveram um software capaz de identificar sintomas de 80 enfermidades diversas na vocalização de bebês. A ferramenta poderá ajudar no tratamento precoce, melhorando as chances de recuperação

Paulo Lima
postado em 22/07/2013 04:00
Identificar o choro do bebê nem sempre é tarefa fácil para os pais. Pode ser sinal de dor, fome ou desconforto. Problemas graves também estão associados a essa forma de comunicação. Para decifrá-los, pesquisadores da Universidade de Brown, em conjunto com o Hospital de Rhode Island, nos Estados Unidos, desenvolveram uma nova ferramenta que procura pistas nas pequenas variações vocais.

Professor de psiquiatria e comportamento humano em Brown, Stephen Sheinkopf, que ajudou a desenvolver a nova ferramenta, explica que existem muitas condições que podem se manifestar em diferenças acústicas do grito. Por isso, a necessidade de explorar a tecnologia para a intervenção precoce. ;Muitos dos choros são imperceptíveis ao ouvido humano, e o analisador permite exatamente isso: avaliar as acústicas afinadas do choro do bebê para o prognóstico de problemas, como, por exemplo, de ordem neurológica;, diz.

Para desenvolver a ferramenta, os estudiosos avaliaram, durante dois anos, os motivos dos choros frequentes dos bebês. Primeiro, gravaram os sons com microfones ultrassensíveis, que captam modulações imperceptíveis ao ouvido humano. Os dados foram, então, transferidos para o computador. Depois, cada um dos choros foi comparado ao de crianças que sofriam de diversas patologias. Com a comparação, o software é capaz de identificar sintomas que podem estar associados a alguma doença.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação