postado em 03/09/2013 09:49
A maioria dos telefones inteligentes no Brasil são da plataforma Android, segundo o IDC. Números recentes do instituto indicam que a venda de smartphones no Brasil cresceu 110% neste trimestre, em relação ao mesmo período do ano passado, com o total de 8,3 milhões de unidades comercializadas. Desses, 90% são dispositivos Android, e os outros 10% estão divididos entre os sistemas operacionais iOS, Windows Phone e Blackberry OS.
Os ataques à plataforma se sofisticaram e hoje há diversos tipos de malwares voltados para Android. ;A popularidade, que é mais barato, e a documentação aberta do Google tornam a plataforma mais atraente para os desenvolvedores de códigos maliciosos;, diz Assolini. Segundo ele, a quantidade de vírus capazes de atacar telefones com esse sistema é incrível. ;Tem até antivírus falso.;
A questão, segundo o especialista, é que a internet, hoje, é o principal meio por onde transitam os malwares. ;Um site infectado é capaz de reconhecer qual navegador aquela pessoa está usando e descarregar o vírus específico para cada sistema;, detalha.
A matéria completa está disponível para assinantes. Para assinar, clique .