San Francisco - A Apple começou a enviar convites nesta terça-feira (3/9) para um evento previsto para 10 de setembro, no qual deve renovar a linha de iPhones e lançar uma versão de baixo custo de seu popular celular inteligente.
No melhor estilo Apple, os convites revelaram pouco. A mensagem "Algo que deverá abrilhantar o dia de todos" aparece abaixo da logomarca da empresa em uma página pontilhada de círculos com cores vibrantes.
O desenho parecia aludir a informações não confirmadas de que a Apple planeja lançar iPhones numa variada paleta de cores, incluindo o dourado.
O evento especial será realizado na sede da Apple, na cidade de Cupertino, Vale do Silício, Califórnia (oeste).
Segundo rumores, a empresa da maçã está preparando duas novas versões de seu iPhone, incluindo um modelo com preço mais acessível, para agradar a consumidores de mercados emergentes, como a China.
A manobra da Apple ocorre em meio à pressão crescente de concorrentes, como a Samsung, cujos smartphones equipados com sistema operacional Android são mais baratos.
As especulações se concentram em uma provável mudança de estratégia da Apple, de deixar de se concentrar unicamente em dispositivos ;premium; voltados para um consumidor exigente que não se importa em pagar caro, para incluir a seu portfólio um aparelho de baixo custo voltado para pessoas com orçamentos mais apertados.
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Embora os novos iPhones prometam arrebatar as atenções, a peça central do evento da Apple será a uma interface de tela tátil totalmente revista.
Em junho, a Apple revelou aquilo que seu diretor-executivo Tim Cook denominou de a maior mudança no iOS - sistema operacional móvel da Apple - desde a introdução do iPhone, em 2007.
Jonathan Ive, o homem por trás dos designs de hardware vencedores dos produtos Apple, pôs sua marca nos ícones, no layout e no estilo das telas inicial e de bloqueio que as pessoas usam para usar os dispositivos móveis da Apple.
O novo iOS traz o muito aguardado iTunes Radio Service, com mais de 200 emissoras "e uma catálogo incrível de músicas" da loja online da Apple.
O serviço gratuito de música "oferece aos fãs de música acesso a milhares de novas canções toda a semana, assim como disponibiliza músicas exclusivas de artistas novos e populares antes que você os ouça em qualquer outro lugar", anunciou a Apple.
Na semana passada, a empresa começou a permitir que proprietários de iPhones nos Estados Unidos comercializem seus smartphones em troca de créditos para comprar modelos novos.
Segundo o analista da consultora de tecnologia Gartner, Van Baker, à medida que o mercado de smartphones amadurece nos Estados Unidos e em outros países ocidentais, as empresas podem ter mais sorte ao encorajar atualizações ao invés de conquistar consumidores de primeira viagem.
Sendo assim, a motivação deste programa de comércio interno da Apple provavelmente seria manter os usuários de iPhone leais à marca, bem como ao iTunes, o lucrativo site de vendas de música digital, filmes e livros da empresa.
"Tudo se trata de manter as pessoas em seus domínios", disse Baker.