Jornal Correio Braziliense

Tecnologia

Ferramentas transformam internautas em tradutores e digitadores de textos

A invenção é do professor da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos. Boa parte dos colaboradores, muito provavelmente, nem sabe que está ajudando na tarefa

Como você gasta seu tempo na internet? Talvez você não saiba, mas, mesmo quando navega à toa, você pode trabalhar na digitalização ou na tradução de textos. Isso graças à mente criativa do guatemalteco chamado Luis von Ahn, que viu no tempo ocioso do internauta uma oportunidade. A proposta é simples: usar os 2 milhões de usuários da rede para cumprir tarefas trabalhosas demais para uma só pessoa.



[SAIBAMAIS]A iniciativa já conta com 9 milhões de estudantes e atrai 50 mil novos membros por dia. ;Acho que o sucesso vem da combinação de ser gratuito e agradável. As pessoas sentem que estão aprendendo;, resume o criador da ferramenta em entrevista por telefone ao Correio. As lições são apresentadas ao internauta num modelo de jogo em que as perguntas valem moedas e a pessoa têm direito a um número limitado de corações: quando perde todas as vidas, o aluno precisa recomeçar a lição.


A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.