Tecnologia

Cientistas acham solução para os incompreensíveis anúncios com megafone

Cientistas se deram conta de que os ouvintes prestam atenção especial às partes fáceis de ouvir e descifram o resto do anúncio a partir dali

Agência France-Presse
postado em 13/09/2013 19:06
Londres - Cientistas escoceses afirmam ter encontrado a solução para o problema dos anúncios por megafone, com frequência incompreensíveis, graças a um novo sintetizador de voz que poderia ser muito útil em estações de trem, rodoviárias e aeroportos.

Dentro de um trem parado, os passageiros esperam por informações, enquanto de repente um anúncio, totalmente indecifrável, é difundido por megafone. Este sentimento de frustração levou os cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia, a desenvolver um programa que melhora a percepção da voz, filtrando-a com um sintetizador.

Leia mais notícias em Tecnologia


Para isto, a equipe estudou como as pessoas percebem os anúncios. "Em um entorno barulhento é difícil entender o que dizem e aumentar o volume não é a solução mais inteligente", explicou a pesquisadora Cassia Valentini Botinhao, em um comunicado da universidade.

Os cientistas se deram conta de que os ouvintes prestam atenção especial às partes fáceis de ouvir e descifram o resto do anúncio a partir dali.

O método mais eficaz, concluíram, é transformar uma voz natural antes de difundir o anúncio graças a um programa que analisa a frase e melhora os sons que mais possam ajudar a entender a mensagem.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação