Tecnologia

Guerra de preços marca o lançamento dos novos iPhones em países asiáticos

Quase 700 pessoas esperaram durante a madrugada diante da loja da Apple no bairro de Ginza, em Tóquio. Os clientes do Japão e de outros países da Ásia-Oceania foram os primeiros a comprar os novos aparelhos

Agência France-Presse
postado em 20/09/2013 12:31
Tóquio - Com lojas abrindo as portas de madrugada, os novos iPhones 5c e 5s foram lançados nesta sexta-feira (20/9) na Ásia, causando o alvoroço de costume, a preços insuperáveis no Japão, mas proibitivos em outros países, entre eles a China. Os consumidores esperaram na fila durante toda a noite, na frente das lojas das operadoras de telefonia, ou da Apple, para conseguir seu aparelho o mais rápido possível.

Homem posa com caixa do novo iPhone 5S depois de esperar na fila 10 de setembro pelo novo aparelho da Apple, em Ginza, Tóquio
Quase 700 pessoas esperaram durante a madrugada diante da loja da Apple no bairro de Ginza, em Tóquio. Os clientes do Japão e de outros países da Ásia-Oceania foram os primeiros a comprar os novos aparelhos. "Estou feliz, não existe nada mais festivo para mim", comemorou Hidenori Sato, de 39 anos. "Valeu a pena esperar", afirmou John Yap, um contador de 24 anos que passou 12 horas na fila diante de um cassino de Cingapura onde a empresa Singapore Telecommunications organizou a festa de lançamento.

"Passei muito frio essa noite, mas agora estou superexcitado", contou à AFP Jimmy Gunawan, de 33 anos, diante da Apple Store de Sydney, onde centenas de jovens - asiáticos em sua maioria - comemoraram a abertura das portas como se fosse um dia de festa. "O novo iPhone 5s traz algumas novidades que me agradam, como a gravação de vídeos em câmera lenta e um foco melhorado", acrescentou.

Em Tóquio, já ao amanhecer a fila chegava a quase um quilômetro na frente da Apple Store do sofisticado bairro de Ginza. As filas diante dos pontos de venda das três operadoras japonesas - SoftBank, KDDI e, pela primeira vez, NTT Docomo - também eram enormes. "O acordo com a NTT Docomo é um ponto positivo para a Apple no Japão", afirmou o analista da SMBC Friend Securities Toshihiko Matsuno.



No Japão, o cliente pode sair da loja de aparelho novo sem gastar um único iene. O custo do telefone - em parcelas divididas por quase dois anos - acaba sendo compensado quase integralmente pelos descontos oferecidos na conta pelos serviços da operadora. Além disso, o cliente pode conseguir até 200 euros na troca do iPhone antigo.

Na Austrália, onde a versão 5s chega ao consumidor pelo equivalente a 785 euros, ou na China, onde o 5c sai por 520 euros, muitos reclamaram do valor. A proposta do 5c é, justamente, aumentar o share da Apple nesses mercados, contra-atacando o rival sul-coreano Samsung com um preço mais acessível.

"Não vale a pena", confirmava Wang Ying, analista baseado em Pequim para a empresa iResearch. Na China, vários smartphones de marcas locais custam apenas 75 euros. Wang destacou que a Apple pode ter perdido uma oportunidade de ouro ao não chegar a um acordo com a principal operadora de telefonia do país - a China Mobile -, com seus 700 milhões de clientes. A Apple escolheu as concorrentes China Unicom e China Telecom.

O lançamento dos modelos aguardados alimentou o mercado negro, como em Hong Kong, onde um revendedor anunciou que poderia vender um 5s de 16 gigas por 950 euros (1.286 dólares), quase o dobro do preço inicial, para quem deseja gastar a quantia para ter a nova versão desde o primeiro dia.

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