postado em 30/09/2013 09:50
Desde que surgiu na internet, a rede social de microblog Twitter desenvolveu uma forte relação com os meios de comunicação tradicionais, especialmente os jornais. Com frequência, os usuários da ferramenta publicam mensagens com links para notícias e artigos, recomendando a leitura para sua rede de contatos. Um estudo feito por uma dupla de brasileiros, publicado recentemente no jornal especializado Sage, mostra que uma análise desses tuítes pode ajudar a descobrir quais são os assuntos que mais interessam os leitores de cada país. E mais: revela que os brasileiros têm especial interesse por esportes e artes.No trabalho, Marco Toledo Bastos e Gabriela Zago computaram os links postados no Twitter (incluindo os retuítes) para os sites de oito jornais de cada um dos países analisados: Alemanha, Brasil, Espanha, Estados Unidos e Reino Unido. O período de análise foram as duas primeiras semanas de 2012, o que gerou um banco de dados de milhares de tuítes com links de notícias para os 40 veículos incluídos na análise. Os resultados mostraram uma clara diferença de interesses entre os leitores de cada país.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.