Tecnologia

Smartphones podem ser usados como rede de monitoramento de terremotos

Em testes, os aparelhos celulares se mostraram capazes de perceber tremores moderados e grandes

Roberta Machado
postado em 07/10/2013 08:46
Em testes, os aparelhos celulares se mostraram capazes de perceber tremores moderados e grandesVocê provavelmente acha que ele só serve para jogar Temple run e Need for speed, mas o mecanismo que faz seu smartphone detectar movimentos pode ser útil também para monitorar terremotos. Pesquisadores italianos provaram ser possível medir tremores usando um iPhone comum. Os especialistas sugerem que a combinação de vários aparelhos serviria como uma rede de alerta móvel contra abalos sismológicos.

Dentro da maioria dos smartphones há um microchip chamado acelerômetro. É esse tipo de MEMS (sigla em inglês para sistema microeletromecânico) que permite ao dispositivo ;saber; onde é em cima e onde é embaixo. Ele é usado nos aparelhos para ajustar a exibição de um vídeo ou uma foto de acordo com a posição da tela e também pode ser empregado em uma variedade de aplicativos, como videogames ou monitores de caminhada.



O estudo, publicado este mês no Bulletin of the Seismological Society of America, investiga a possibilidade de se empregar essa mesma tecnologia no monitoramento de terremotos. Antonio D;Alessandro e Giuseppe D;Anna, sismólogos do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia da Itália, colocaram um iPhone sobre uma mesa vibratória. Sob o efeito de diferentes níveis de vibrações que simulavam um sismo de verdade, o microchip do telefone se mostrou capaz de detectar movimentos equivalentes a um terremoto de magnitude 5, uma grandeza considerada mediana na escala Richter.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação