postado em 11/10/2013 09:24
Ao acessar redes sociais que têm como premissa as postagens de fotos, como o Instagram e o Pinterest, a possibilidade de ver imagens de comida é bem alta, devido ao costume de muitos usuários compartilharem imagens de pratos que estão prestes a saborear. Mas qual será o efeito ; se é que ele existe ; dessas imagens sobre o apetite das pessoas?
[SAIBAMAIS]Um estudo realizado por cientistas americanos e publicado no Journal of Consumer Psichology buscou responder a pergunta e chegou à curiosa conclusão de que a exposição a várias dessas fotografias não aumenta a vontade de provar os alimentos. Pelo contrário, ela tende a reduzir o interesse pelas receitas. Os pesquisadores acreditam que olhar incessantemente a comida pode deixar o cérebro cansado, como se a pessoa já tivesse se alimentado. Dessa forma, supõem, a vontade de saborear as iguarias diminuiria.
Jeff Larson, coautor do estudo e professor do curso de marketing da Marriot School of Management, da Universidade Brighan Young (EUA), explica que o trabalho surgiu pelo interesse em desvendar como as sensações físicas afetam o pensamento humano. ;Os psicólogos experimentais estão cada vez mais encontrando maneiras de mostrar como as sensações físicas interagem com a cognição, ou o ;pensar;. Uma vez que um elemento básico da cognição é uma simulação física da experiência, nos ocorreu que simular o sabor de um alimento pode ter o mesmo efeito de quando você o prova;, diz.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.