postado em 24/10/2013 16:04
Os cálculos da Sony para justificar o elevado preço do PlayStation 4 (R$ 4 mil) têm sido amplamente questionados por especialistas em tributos, mesmo reconhecendo-se que os impostos no Brasil realmente pesam na hora de se definir o preço de um lançamento por aqui. Segundo a Sony, R$ 858, ou 21,5% do preço do PlayStation 4, refere-se ao valor de transferência do console, ou seja, o custo que a empresa tem para produzir cada unidade importada. E informa que R$ 2.524, ou 63% do valor final do produto, são impostos cobrados, como IPI, Imposto de Importação, PIS e Cofins. A tais valores são ainda somadas a margem do varejista e a do distribuidor, que no caso é a Sony Brasil, num total de 22%.
A própria Sony não espera vender muitas unidades do PS4 no Brasil a esse preço, acreditando que o fato não vai ajudar a marca PlayStation nem aos gamers. E afirma que a prioridade é partir para fabricação do console no Brasil, como já ocorre com o PlayStation 3, o que poderia reduzir em 50% o preço final do aparelho, levando-o à casa de R$ 2 mil. A produção do PS3 aqui começou em maio mas não há previsão para o PS4. É importante ressaltar que quando a Sony anunciou que o PS 3 seria fabricado no país o preço passou a R$ 1,1 mil, enquanto a versão importada custava R$ 1,4 mil. Não chegou a ser os 50% estimados pela empresa, mas o preço apresentou uma queda real.
A Sony revela números, os tributaristas rebatem, mas no meio dessas informações o que acham os gamers? Cleidson Lima, que além de gamemaníaco é colecionador de consoles, já tendo mais de 200 modelos em seu acervo que reúne verdadeiras raridades, revela que toda a comunidade se frustrou com o anúncio da gigante japonesa. Para ele, pela primeira vez a Sony vai se dar mal no país diante da concorrência.
;Não dá para entender essa estratégia da Sony. O Xbox One, da Microsoft, que é o concorrente direto do PS4, foi lançado este ano nos Estados Unidos por US$ 499, enquanto o console japonês foi apresentado por US$ 399. O Xbox chegou aqui importado, já com o acessório Knect, por R$ 2,2 mil, ou seja, por quase a metade do PS4. Pela lógica, e pelo que todo mundo esperava, era para o PS4 ser lançado no país por entre R$ 2,2 mil e R$ 2,5 mil;, diz ele.
Lima ressalta que, historicamente, a empresa japonesa traz para o Brasil produtos bem mais caros do que dos concorrentes, só que a qualidade tecnológica de seus lançamentos era até então incrivelmente superior. ;Isso agora não mais ocorre: o Xbox One é um aparelho de excelente qualidade. Os dois equipamentos são praticamente os mesmos;, garante.
Ele lembra que o PS3 chegou ao Brasil em 2006 custando cerca de R$ 7 mil, mas se saiu bem por falta de concorrentes. ;O Xbox 360 veio mais tarde, mas esquentava muito e apresentava vários outros problemas técnicos. Quando suas três lâmpadas amarelas acendiam, podia-se jogar o console fora. Essa diferença de qualidade não existe mais, o que nos leva a crer que o PS4 será um fracasso de vendas aqui;, afirma o gamer. Para Lima, a tabela apresentada pela Sony, em que a companhia tenta justificar o preço do console, é confusa e se baseia em informações tendenciosas.
Para ele, qualquer opção de compra do PS4 pelo usuário, que não seja a aquisição no varejo por esse preço, será bem mais viável. Se o gamer o trouxer dos Estados Unidos, ele sairá por apenas US$ 399 mais pequenas taxas, o que fica dentro da cota de importação para viagens ao exterior. Se for via importação direta, o preço, segundo ele, não chega a R$ 2 mil. ;Fiz uma simulação de compra pelo e-Bay e, mesmo com o frete e os 50% de impostos sobre produtos importados que a gente paga, o preço ficaria em torno de US$ 800, para uma importação inteiramente legalizada. Até mesmo se o usuário comprar no Paraguai, onde lançamentos no país vizinho normalmente custam 40% a mais do que o preço em Miami, a aquisição é bem mais vantajosa. De fato, não dá mesmo para entender o que se passa, ou passou, na cabeça dos executivos da Sony para esse preço, que, para mim, será o tiro no pé mais profundo de toda a existência da empresa;, completa.
SERÁ MESMO SÓ QUESTÃO DE MÉRITO?
Sobre o Xbox One, da Microsoft, ser no Brasil perto de 50% mais barato do que o PS4, a Sony simplesmente diz que o mérito é da empresa norte-americana, e que há somente duas formas de conseguir pôr no mercado um videogame por tal valor: contar com um subsídio massivo ou fabricá-lo no local. Executivos da empresa revelam ser muito frustrante ver o concorrente oferecer um produto quase pela metade do preço, mas que a companhia japonesa não consegue chegar a essa oferta por causa das taxas brasileiras e por ainda não poder produzi-lo no país. A Microsoft prefere não comentar o assunto, pelo menos por enquanto.