postado em 27/10/2013 16:29
Os games indies podem ser considerados uma das principais surpresas dos últimos anos nos videogames. Já em 2008, Braid, jogo de plataforma com essência puzzle e conhecido por poucos, fez extraordinário sucesso ao ser lançado para a então novidade no Xbox 360, o serviço online Xbox Live. Foi então que abriram-se as portas para um novo nicho no universo dos jogos eletrônicos, e sucessos como Castle Crashers, Fez, Limbo foram apenas questão de tempo. Esse crescimento foi ampliado ainda mais com a ascenção de serviços como o Steam, que possibilitaram uma disputa mais igualitária dos jogos indies com os desenvolvidos por grandes empresas com orçamentos maiores ainda. Hoje, o cenário parece ter virado do avesso. Empresas como a Sony firmaram parcerias com estúdios para apresentarem lançamentos exclusivos no exato momento em que os consoles também chegam às lojas. Ou até mesmo para tentar elevar o número de títulos no pobre acervo de portáteis, como no caso do Playstation Vita.
E a Brasil Game Show deste ano deixou ainda mais óbvia a atenção que esse tipo de game está ganhando. Só no estande da Sony, por exemplo, quatro PlayStations 4 abrigavam diferentes títulos independentes. Além disso, o evento contou com a presença da Devolver Digital, uma empresa que teve origens indies, e este ano já lançou títulos bem desenvolvidos, como Foul Play e o remake de Shadow Warrior. Além disso, são eles os criadores do polêmico Hotline Miami, e no momento estão desenvolvendo a sequência da franquia. Veja quais foram os títulos independentes testados pelo Correio na BGS:
Octodad
A premissa de Octoddad já consegue mostrar, em poucos minutos, o quão peculiar e bem-humorado o game é, e a fácil capacidade de, em segundos, lhe tirar gargalhadas. Você controla um pai de família que, do nada, se transformou em um polvo e seu objetivo é fazer atividades do dia a dia sem que sua família perceba que você mudou. A mecânica de jogo é um pouco complicada de se aprender no início, e tarefas como servir um copo de leite para a sua filha pode ser tão difícil quanto derrotar o último chefão.
Hohokum
A ideia inicial do game é eliminar qualquer necessidade de o jogador cumprir um objetivo pontual dentro do universo. Nele, o controle de uma criatura semelhante a uma cobra com apenas um olho é lhe dada, e é possível navegar sem preocupações pelo cenário com uma variação e combinação de cores muito bela. Segundo a desenvolvedora Santa Monica (mesma de God of War), o novo título é um playground aberto a jogadores despretenciosos.
Contrast
Este game mostra como as premissas são o ponto que rege o caminho de grande parte de jogos independentes. Neste puzzle em terceira pessoa, cabe ao gamer, que tem a capacidade de se transformar em sombras, percorrer interagir com cenários e passar superar obstáculos que fazem o jogador quebrar a cabeça para resolvê-los. É também um ótimo representante dos cenários bem construídos, com ótimos jogos de luz e sombra, complementando a ideia inicial.
Hotline Miami 2
A sequência desenvolvida pela Dennaton Games não passa muito do que os players do título anterior viram em suas telas. A história, porém, tem uma mudança, que segundo o diretor da publisher do jogo, Devolver Digital, promete fazer os jogadores pensar muito mais. Além disso, novas máscaras e armas enriquecem as escolhas para quem pena em passar pelas complicadas fazes -- assinatura do game.
Luftrausers
Mesmo com apenas duas cores, Luftrausers é um dos games mais charmosos da Brasil Game Show 2013. O título, que chegará em 2014 para os jogadores de PC, é uma bela homenagem aos jogos eletrônicos de 8 e 16 bits de antigamente. O objetivo principal é derrotar navios e aeronaves inimigas com o seu avião, que pode ser melhorado conforme você desstroi seus inimigos. Isso tudo com uma excepcional trilha sonora. É, com certeza, uma boa expectativa para 2014.
Com informações de Álvaro Viana