postado em 29/10/2013 11:52
Uma das maiores produtoras de SSDs do mercado tecnológico e principais companhias fornecedora de componentes para computadores, a companhia Kingston vem se atentando para o público PC gamer na Brasil Game Show deste ano. Tanto é que a empresa montou seu estande pela segunda vez seguida, com demonstrações de overclocking -- uma espécie de superaquecimento de peças de PCs, e resfriamento com nitrogênio líquido -- e espaço para que os jogadores pudessem se divertir com o game League of Legends e outros jogos no telão principal. O diretor Executivo da Kingston no Brasil, o mexicano Gerardo Rocha comentou sobre as ações que a empresa vem tomando para aproximar-se do consumidor gamer e o que acha do avanço do segmento no país.
[SAIBAMAIS]Como a Kingston está se preparando para o atual momento do mercado PC gamer brasileiro?
Nós estamos muito empolgados com o crescimento e a constante evolução do mercado brasileiro. Fala-se que temos mais de 45 milhões de jogadores aqui. Estamos acompanhando os jogadores de perto, principalmente com a linha HyperX, que tem 10 anos. A partir do ano passado, passamos a nos aproximar mais do nosso público, e os produtos que a Kingston desenvolve é atendendo a demanda dos nossos consumidores.
No ano passado, foi a nossa primeira participação na BGS, o maior evento da América Latina e impressionante pela quantidade de pessoas. Também criamos uma página do Facebook justamente para esse tipo de público. Começamos a patrocinar um time de e-sports, que é a CNB, uma das principais do país no game League of Legends. A nível mundial, temos 21 times que também patrocinamos, incluindo Dota 2.
Este ano, fizemos dois eventos mundiais, o primeiro o campeonato mundial de overclocking e outro campeonato mundial, de Dota 2. Ambas as finais serão em Las Vegas, e vimos isso como uma ótima chance de interação com o público.
O crescimento dos e-sports segue o mesmo ritmo da atividade dos gamers aqui no Brasil. A Kingston também vê isso como uma chance de aproximar os consumidores da marca?
Precisamente. Achamos super interessante o nível de preparo e profissionalismo que esses jogadores começam a ter cada vez mais. O jeito com que eles se preparam, a forma com que eles escolhem os personagens, as estratégias que eles planejam; Nós achamos isso muito interessante e acreditamos que uma boa forma é patrocinar esses times, como a CNB. Temos muita procura por times que querem patrocínio da nossa empresa, e sempre estamos de olho nessas equipes.
Nesse contexto atual, com quais produtos a Kingston está se preparando para essa ;evolução;?
Temos as três famílias da linha HyperX: a memória RAM, as unidades de estado sólido, e os pendrives. Na memória RA, temos uma gama de produtos com desempenhos diferentes e maior velocidade que os jogadores mais exigentes têm. A memória de maior velocidade alcança 2.666 Mhz. Quando você tem um computador equilibrado é o que vale. Quando se tem um ótimo processador, mas não uma boa memória, fica desbalanceado. Há uma visão do que o que está se fazendo agora é comprar um SSD com uma capacidade não muito grande e depois substituir o HD por um melhor em vez de substituir inteiramente o computador.
Com o avanço tecnológico, os usuários querem fazer cada vez mais upgrades em suas máquias. Como vocês vêm se preparando para continuar seguindo a tendência do avanço das tecnologias?
Nossa visão disso é ótima. É incrível como a tecnologia gira e está sempre acontecendo uma coisa nova. A Kingston trabalha muito perto com os nossos parceiross de hardware, fabricantes como Intel, AMD, fabricantes de placas de vídeo também. Quando estão desenvolvendo a tecnologia, nós estamos desenvolvendo uma memória para satisfazer as exigências desse novo processador. Não só acompanhamos, como complementamos os produtos e é por isso que achamos interessante trabalharmos junto aos fabricantes de hardware.
Quais são os futuros planos da Kingston para o mercado brasileiro?
Com certeza vamos continuar nos aproximando do gamer brasileiro. Já estamos trabalhando no desenvolvimento de novos produtos. Eu recomendo ficar ligado tanto nas ações para a comunidade que estamos desenvolvendo, tanto para novos produtos. Vamos ficar bem perto do mercado de jogadores aqui no Brasil, porque o que a gente vê é que mesmo tendo console, os jogadores de PC gostam de personalizar suas máquinas, o que não acontece nos consoles.
Com informações de Álvaro Viana