Tecnologia

Smartphones já representam 90,8% das vendas de câmeras digitais

Enquanto isso, os dispositivos "tradicionais" tentam conquistar o público com funções e sistemas dos aparelhos móveis

postado em 05/11/2013 06:00
Danniel Garcia: enquanto não compra uma DSRL, ele tira boas fotos com o celular
Observe bem as fotos na parte superior da página. Você diria que foram tiradas com uma câmera profissional? Se a resposta for sim, provavelmente vai se surpreender ao saber que todas as imagens foram produzidas apenas com um Motorola Defy MB 505, que tem sensor de 5MP. O que antes só era possível com uma máquina profissional ; ou, pelo menos, uma compacta moderna ; já é feito com o celular, e as empresas, de modo geral, têm se dedicado a melhorar essa função nos dispositivos móveis. O Xperia Z1, da Sony, por exemplo, tem 20MP, enquanto o Nokia Lumia 1020 chega a 41MP (leia o teste na página 5).

Um estudo realizado pela GFK mostrou uma queda na venda de câmeras digitais convencionais. Entre janeiro e junho de 2013, foram comercializadas 2,3 máquinas no país. O número é 12% menor em relação ao mesmo período do ano passado. Elas representam apenas 8,8% do total de dispositivos fotográficos do mercado brasileiro, enquanto os celulares alcançam 90,8%.




Dados do Flickr, um dos sites de compartilhamento de imagens mais utilizados no mundo, comprovam essa afirmação. Segundo o levantamento, as câmeras populares na comunidade são, em primeiro lugar, a do iPhone 5, seguido pelos modelos mais antigos (4S e 4). Só na quarta e na quinta posições aparecem os dispositivos convencionais: Canon EOS 5D Mark II e Canon EOS Rebel T3i.

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