Tecnologia

Designer propõe criação de celular equipado segundo a vontade do usuário

Cada componente, como a câmera ou o teclado, será facilmente destacado e trocado. Motorola decidiu investir na ideia

Roberta Machado
postado em 08/11/2013 10:33
Cada componente, como a câmera ou o teclado, será facilmente destacado e trocado. Motorola decidiu investir na ideiaEm 1998, o Nokia 5110 transformou o celular em acessório de moda graças às suas frentes removíveis. Qualquer criança era capaz de trocar a carcaça por outra de cor diferente. Além disso, se o aparelho caísse no chão, encaixar a bateria de volta no lugar era um trabalho bem simples. Hoje, no entanto, os smartphones parecem fortalezas de peças impenetráveis. A tela quebrada e a bateria viciada costumam ser a sentença de morte do dispositivo, que rapidamente é trocado inteirinho por um modelo novo ; e, assim, peças perfeitamente boas acabam no lixo.

[SAIBAMAIS]Insatisfeito com a limitação dos modelos atuais, o designer holandês Dave Hakkens sugeriu uma reinvenção dos aparelhos desmontáveis. Mas ele não quer mudar somente a bateria ou a capa do seu smartphone. Ele acha que todos deveriam poder trocar a câmera por uma mais potente ou instalar um processador mais veloz quando bem entender. E tudo com a mesma facilidade com que uma criança usa blocos para montar uma torre. Esse é o conceito do Phonebloks, um projeto divulgado por Hakkens há dois meses e que já recebeu o apoio de milhões de pessoas e da fabricante de celulares Motorola.

A matéria completa está disponível aqui para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação