Tecnologia

Usuários encontram nas plataformas, canal para reclamar e elogiar serviços

A voz on-line do povo é decisiva na escolha em até 50% dos casos

postado em 12/11/2013 10:26
A internet é um espaço livre para comentários e avaliações, e essa liberdade vale inclusive para julgar ou indicar produtos e serviços. A atitude, que antes se restringia a um círculo de amizades, tem se espalhado com muito mais velocidade por meio das redes sociais e dos aplicativos para dispositivos móveis. Para se ter ideia, uma pesquisa realizada pela consultoria McKinsey Quarterly indicou que o boca a boca on-line é fator primário para a escolha dos consumidores em até 50% dos casos, sendo as plataformas de relacionamento as mais utilizadas para isso.

[SAIBAMAIS]Em um primeiro momento, muitas empresas ficaram preocupadas com a possibilidade de serem citadas em críticas e reclamações. Mas, atualmente, diversas companhias veem no burburinho cibernético uma oportunidade de manter um canal de comunicação eficiente com os consumidores e até mesmo criar ofertas e promoções surpresas ; ao fazer check-in no Foursquare, por exemplo, alguns estabelecimentos oferecem descontos.

A matéria completa está disponível para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação