Tecnologia

Aplicativo criado por brasileiro ajuda a procurar pessoas desaparecidas

Acessadas por smartphones, as informações podem ser compartilhadas a qualquer momento em redes sociais

Roberta Machado
postado em 23/12/2013 09:14
Antes limitada a cartazes e ocorrências policiais, a procura por pessoas desaparecidas tem se valido da tecnologia para amplificar os alertas de busca. Da imprensa à televisão, os rostos de crianças e adultos de paradeiro desconhecido são divulgados em meios de grande alcance, numa verdadeira ação publicitária que pode ser decisiva na resolução dos casos de sumiço. São os cidadãos comuns que servem de olhos para a polícia, muitas vezes a diversos quilômetros do local onde a pessoa foi vista pela última vez.



Mas essa rede colaborativa de vigília pode ser muito maior. Isso foi o que notou Marco Combat, aluno do sétimo semestre de Sistemas de Informação do Centro Técnico Científico da PUC-Rio. Ele viu nos mais de 1 bilhão de usuários do sistema Android um enorme potencial de crescimento para as campanhas de buscas a pessoas desaparecidas. Inspirado no modelo Amber Alert, o estudante criou o Alerta Amber Brasil, um aplicativo que divulga informações de desaparecimentos de forma rápida e atualizada.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação