Agência France-Presse
postado em 07/01/2014 07:37
Las Vegas - A fabricante de microprocessadores Intel tem a ambição de humanizar a interação entre computadores e usuários, graças a uma nova família de produtos chamada de RealSense, revelou o grupo americano nessa segunda-feira (6/1), no Salão Internacional de Eletrônica de Las Vegas.
Segundo o responsável pelo setor de "informática perceptiva" da Intel, Mooly Éden, a ;grande revolução; deve "mudar para sempre a forma com a qual interagimos com os computadores". "Vamos tornar a interação homem-computador algo natural, intuitivo, imersivo. Será mais humana", prometeu Eden.
Um dos elementos da RealSense é uma pequena e fina câmera de três dimensões para ser integrada aos computadores e tablets que utilizam processadores Intel, como Dell, Asus e Lenovo. Entre suas aplicações, a câmera reconhece o movimento, permitindo a interpretação de gestos em jogos ou a abertura de um aplicativo através do simples movimento da mão diante da tela.
Outro uso é o reconhecimento do movimento facial, o que permite em um programa como o Google Earth mudar a imagem simplesmente olhando na direção desejada, como ocorre na vida real.
A câmera 3D avalia ainda a distância entre os objetos e as pessoas, o que lhe permite modificar o plano de fundo utilizado, por exemplo, em teleconferências pelo Skype, da Microsoft. "Conseguimos, finalmente, retirar a palavra ficção da expressão ;ficção científica;, porque a convertemos em algo real", disse Eden.