postado em 14/01/2014 10:08
Ao pensar em uma organização não-governamental (ONG), que vive de doações, o que vem à cabeça? Se você imaginou um local precário e cheio de velharias, saiba que não é bem assim. O terceiro setor, como qualquer entidade do século 21, usa ; e precisa ; da tecnologia tanto para realizar as funções quanto para administrar melhor as contas.
Exemplo disso é o Instituto Quinamuiu, localizado em Tauá, no semiárido do Ceará. Lá, jovens de 14 a 25 anos contam com alfabetização digital e até apoio para o desenvolvimento de softwares. ;Eles saíam da cidade por falta de opções de emprego. Nós os capacitamos para que possam encontrar melhores cargos e ficarem aqui;, explica o coordenador de projetos da ONG, Elvis Gonçalves.
Antes, trabalhavam com softwares livres, mas, desde 2012, a instituição firmou parceria com a Microsoft e recebeu o equivalente a US$ 100 mil em doações de programas, como o Windows 7 e o Visual Studio. ;O que tínhamos era bom, mas não era tão condizente com o mercado de trabalho;, justifica Elvis. Agora, estão entre as primeiras instituições do mundo a receber, gratuitamente, o Office 365. Segundo o coordenador, com as novas plataforma, a ONG se organiza melhor, tanto na parte administrativa quanto na financeira, por meio, principalmente do Excel. ;Acho impossível fazer um bom trabalho sem tecnologia envolvida.;
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.