Roberta Machado
postado em 24/01/2014 08:58
A fronteira entre telefonia e redes sociais foi quebrada de vez. Trocar números de telefone com estranhos virou rotina, e curtos recados com emoticons são considerados uma nova ferramenta de trabalho. Nada de ;me adiciona; e ;aceita meu pedido na sua timeline;. Os contatos estão todos ali, enfileirados em uma tela de poucas polegadas na qual amigos, parentes e colegas de serviço dividem espaço sem conflitos de interesse. É a era WhatsApp, um aplicativo que começou como uma alternativa barata para o serviço de mensagens, mas acabou ganhando status de rede social, capaz de rivalizar com gigantes da internet, como o Facebook.
Nesta semana, o CEO do WhatsApp, Jan Koum, anunciou que a empresa atingiu a impressionante marca de 430 milhões de usuários ativos. O número, equivalente às populações das Américas do Sul e Central juntas, só foi atingido pelo Facebook em 2010, seis anos depois da fundação da rede por Mark Zuckerberg. A empresa de mensagens gratuitas comemora a marca com apenas cinco anos de existência e não dá sinais de perder o ritmo de crescimento. Somente no último mês, 30 milhões de pessoas baixaram e passaram a usar o aplicativo de mensagens.
O app está disponível para usuários dos sistemas Android, iOS, Blackberry, Nokia e Windows Phone, sem nenhum custo ; depois de um ano, o programa passa por uma atualização, que custa US$ 0,99. O valor, bem mais baixo do que o desembolsado pela maioria dos usuários do serviço SMS há alguns anos, parece bem atraente. E não há anúncios, exigências nem qualquer outra pegadinha. ;Chegamos a esse ponto sem gastar um dólar em anúncios ou campanhas de marketing;, ressaltou Jan Koum em um post no blog da companhia no domingo passado. Ele garante que essa forma de trabalho traz lucro.
Cada grupo funciona como um perfil independente. ;Se faço uma viagem, crio um grupo para mandar as fotos. Outro é para o trabalho e um só para enviar vídeos;, enumera a estagiária em administração Vanessa Rezende, 24 anos. Ela usa o WhatsApp para vários fins, como falar com a família, enviar mensagens para colegas do serviço e divulgar seu trabalho com vendas. Seu aplicativo está dividido em mais de 20 grupos. Um deles, o Jantarzinho de domingo, serve para reunir os amigos. ;Já fiquei um dia sem olhar o telefone e, quando vi, acho que havia umas 924 mensagens, ou algo assim;, conta a jovem.
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