Publicidade

Estado de Minas

Softwares de geolocalização se tornaram populares na escolha de serviços

Há opções para quem quer conhecer restaurantes ou planejar a viagem


postado em 28/01/2014 10:06

Início de ano é a época ideal para renovar antigos hábitos e começar coisas novas. Conhecer lugares diferentes, por exemplo, é uma boa pedida. E a tecnologia pode ajudar nessa missão. Com ela é possível encontrar um restaurante ótimo para um jantar especial. Ou achar uma academia para cumprir as promessas de fim de ano. E até mesmo apontar, de acordo com gostos pessoais, o destino das próximas férias.

Rodrigo Mota prefere o Kekanto: ele é mais focado nas resenhas(foto: Julio Jacobina/DP/D.A Press)
Rodrigo Mota prefere o Kekanto: ele é mais focado nas resenhas (foto: Julio Jacobina/DP/D.A Press)

Os aplicativos usados para esse fim costumam utilizar a geolocalização para criar uma ampla rede de informações, com endereço, telefone, mapa e avaliações de outros usuários. Assim, formam um catálogo poderoso e construído em comunidade. O mais conhecido é o foursquare, criado em 2007, nos Estados Unidos, e que conta com mais de 45 milhões de usuários em diversos países, inclusive no Brasil. Mas existem muitas opções além dele.

Leia mais notícias em Tecnologia

Rodrigo Mota, 32 anos, técnico em rede, prefere o aplicativo brasileiro Kekanto, que baixou há seis meses ao consultar o catálogo de apps disponíveis para o smartphone. “Ele é mais focado nas resenhas do que no sistema de check-in e badges. Os comentários são bem elaborados e melhores que os do foursquare”, conta. Graças à ferramenta, Rodrigo conheceu novos restaurantes, alguns dos quais se tornou cliente fiel. E a constante colaboração com o programa o levou ao status de supereditor, que lhe confere o poder de editar informações e de corrigir posicionamentos postados por outros usuários.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade