postado em 11/02/2014 09:29
No começo deste ano, o Macintosh completou 30 anos e foi o primeiro computador pessoal da Apple a alcançar sucesso comercial. Ao custo de US$ 2,5 mil na época, o aparelho de Steve Jobs tinha 128kb de memória RAM e tela de nove polegadas. A empresa revolucionou a indústria da informática e tornou possível que todas as pessoas tivessem um dispositivo desse em cada cômodo da casa.
Em 1985, um ano depois da principal concorrente, a Microsoft lançava o sistema operacional Windows 1.0. A sigla PC (personal computer) deixou de significar ;computador pessoal; e passou a ser sinônimo de máquinas equipadas com a plataforma de Bill Gates. Desde então, as janelas se abriram para uma verdadeira popularização de aparelhos pessoais, principalmente no Brasil, em que o preço dos PCs costuma ser bem inferior ao dos Macs.
Três décadas se passaram e uma disputa perdura ainda hoje: qual computador é melhor, Mac ou PC? De um lado, defensores do design e da segurança oferecidos. De outro, o custo-benefício e a personalização ao gosto do usuário. Apesar da grande disparidade entre o número de usuários de PCs em relação a Macs, no ano passado, os aparelhos da Apple tiveram um aumento de 20% nas vendas, ao passo que a venda dos computadores com Windows caiu 7% no mesmo período. Será que há um vencedor? Que comecem os jogos.