Tecnologia

Aplicativos de geolocalização são eficazes para rastrear aparelhos roubados

No entanto, os usuários devem ficar atentos às informações colocadas no celulares e evitar o vazamento de dados importantes

postado em 11/02/2014 10:23
Anderson Murilo conseguiu localizar um iPhone 3GS que havia sido roubado:
O analista de sistemas Anderson Murilo, 24 anos, já tinha desistido de recuperar o iPhone 3GS da esposa, roubado no ano passado. Mas quatro meses depois, ao adquirir um outro smartphone, teve uma surpresa: por meio de um aplicativo de segurança conseguiu rastrear o antigo telefone perdido.

No caso do analista, recuperar o celular foi questão de sorte: na maioria das vezes, se não estiver prevenido com nenhum recurso de segurança, o usuário não consegue reaver o aparelho. ;Eu não me lembrava do app, por isso não tentei recuperar o iPhone antes. Só na hora de configurar o novo sistema no iCloud (plataforma que permite a busca de aparelhos perdidos, percebi que estava rastreando dois celulares;, disse Anderson. O software em questão é o Buscar iPhone, iPad e Mac. Ele rastreia qualquer um desses gadgets quando um deles é conectado à internet.



Com o aplicativo, foi possível enviar uma mensagem para o iPhone roubado e bloquear todas as funções. ;A pessoa que comprou o celular recebeu a mensagem e consegui reavê-lo. Hoje, uso softwares de segurança em todos os meus smartphones, no tablet e também no Mac;, conta Anderson.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação