Tecnologia

Facebook-WhatsApp, uma das maiores compras do setor tecnológico

A notícia surpreendeu muitos especialistas diante da disposição da empresa de Mark Zuckerberg de desembolsar a elevada cifra de 19 bilhões de dólares pela compra

Agência France-Presse
postado em 20/02/2014 16:47
A compra, na quarta-feira (20/2), pelo Facebook do aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp por 19 bilhões de dólares em ações e dinheiro é uma das aquisições mais caras do setor tecnológico.

[SAIBAMAIS]

Abaixo algumas das maiores compras nesta área, ordenadas por preço decrescente:

%2b Hewlett-Packard - Compaq


O fabricante de computadores número um do mundo, Hewlett-Packard, comprou, em setembro de 2001, a Compaq Computer por 25 bilhões de dólares, com o objetivo de competir com a IBM.

%2b Google - Motorola Mobility

Em agosto de 2011, o gigante da internet comprou a Motorola e suas patentes do setor móvel por 12,5 bilhões de dólares, com a esperança de poder competir com a Apple no setor móvel. Menos de três anos depois, o Google vendeu os telefones e a marca Motorola por 2,91 bilhões de dólares à companhia chinesa Lenovo.

%2b Hewlett-Packard - Autonomy

Hewlett-Packard comprou, em agosto de 2011, o fabricante britânico de software Autonomy por 10,24 bilhões de dólares. Mais tarde, uma investigação foi aberta nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha porque a HP acusa a Autonomy de ter inflado suas contas antes da operação.

%2b Microsoft - Skype

Em maio de 2011, a Microsoft comprou o Skype por 8,5 bilhões de dólares, a maior aquisição do fabricante de software em toda sua história.

%2b Oracle - Sun


Oracle, uma das maiores companhias de software do mundo, adquiriu em abril de 2009 a Sun Microsystems e sua linguagem de programação Java por 7,4 bilhões de dólares.

%2b Microsoft - Nokia

A Microsoft anunciou em setembro de 2013 a compra dos telefones celulares da Nokia, um dos antigos líderes do mercado, por 7,2 bilhões de dólares, em uma tentativa de melhorar sua posição no mercado frente à Apple e ao Google.

%2b Microsoft- aQuantive


A Microsoft adquiriu por 6 bilhões de dólares a empresa de marketing digital em maio de 2007. Na ocasião, o preço foi considerado muito alto e cinco anos mais tarde o grupo responsabilizou a aQuantive por uma desvalorização de 6,2 bilhões de dólares em sua divisão de serviços online.

%2b Google - Nest Labs


Em janeiro de 2014, o Google ofereceu 3,2 bilhões de dólares pelo especialista em termostatos inteligentes Nest Labs, expandindo-se desta forma para um novo sector tecnológico.

%2b Google - DoubleClick

Por 3,1 bilhões de dólares, o Google comprou em março de 2008 a companhia de publicidade online DoubleClick, reforçando uma de suas atividades chaves.

%2b Google - YouTube

O popular site de vídeos online Youtube foi adquirido em outubro de 2006 pelo Google por 1,65 bilhão de dólares.

%2b eBay- PayPal

O site de compras pela internet eBay comprou por 1,5 bilhão de dólares a companhia especializada em pagamentos online PayPal, em junho de 2002.

%2b Yahoo! - Tumblr

Marissa Mayer, chefe do Yahoo, decidiu adquirir por 1,1 bilhão de dólares o site de blogs Tumbrl, em maio de 2013, a maior compra da empresa desde que assumiu seu cargo em outubro de 2012.

%2b Facebook - Instragram


Em abril de 2012, o Facebook ofereceu 1 bilhão de dólares pelo site para compartilhar fotos Instagram, sua maior compra depois do WhatsApp. O preço da operação caiu a 715 milhões.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação