Agência France-Presse
postado em 20/02/2014 20:27
A fabricante sueca de carros Volvo disse nesta quinta-feira que está desenvolvendo um sistema para permitir que compras online sejam entregues em seus carros ao invés de em suas casas.A empresa disse que criou uma chave digital de uso individual que os correios e serviços de entrega podem usar para localizar um veículo e abri-lo. O sistema "permitirá que os consumidores recebam suas compras direto em seus carros, não importa onde eles estejam", disse a empresa em um comunicado.
"Por meio de um tablet ou smartphone, o dono será informado quando uma empresa de entrega quiser deixar ou retirar algo de/em seu carro", acrescentaram.
[SAIBAMAIS]O dono do carro então aceita a entrega e pode rastrear quando o carro for aberto. A tecnologia irá oferecer uma solução para pessoas que estão sempre em movimento e precisam receber entregas longe de suas casas ou escritórios.
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A empresa disse que as falhas em entregas custam às empresas transportadoras cerca de um bilhão de euros por ano (US$1,37 bilhão) nos custos para entregar novamente. "A tecnologia foi testada durante um programa piloto com 100 pessoas, 86% das quais acrescentaram que ;a entrega roam; os salvaram", disse a Volvo.
"O carro do futuro será muito mais que apenas um meio de transporte". A empresa apresentará a nova tecnologia no Congresso Mundial de Mobilidade em Barcelona nos dias 24 e 25 de fevereiro, mas não apresentou uma data para os clientes.
"Estamos conversando com vários parceiros", disse o gerente de inovação Johan Maresch. A Volvo está tentando se voltar para o segmento de alto padrão, para se juntar a marcas como Audi ou a BMW, bem como se posicionar como mais inovadora no mercado.
A empresa prometeu colocar os primeiros carros sem motoristas em estradas suecas em 2017 e garantiu que ninguém será ferido nas estradas com os carros da Volvo até 2020.