Tecnologia

Apesar das dificuldades, PC está longe de acabar e ainda deve se reinventar

Mercado de computadores pessoais acumula queda de vendas nos últimos anos

postado em 25/02/2014 09:30
Mercado de computadores pessoais acumula queda de vendas nos últimos anos Recentemente, a gigante da tecnologia Sony anunciou a venda do segmento de computadores e notebooks. Segundo a empresa, a área responsável por esses aparelhos era a principal culpada pelos prejuízos acumulados nos últimos tempos, o que tornou a continuidade da divisão insustentável.

O mercado de computadores realmente não mostra perspectivas muito animadoras. O instituto Gartner, que realiza pesquisas e análises sobre tecnologia, mostrou que no último trimestre de 2013 houve queda na venda de PCs em diversos países, mesmo com as ofertas no fim de ano. Nos Estados Unidos, a diminuição nas vendas foi de 7% em relação ao último trimestre de 2012. Na Índia, o número foi ainda maior, chegando a cair 19,9% em comparação ao ano anterior.

No Brasil, pesquisas da International Data Corporation (IDC) revelaram que as vendas de computadores de mesa também diminuíram. O número de dispositivos vendidos em dezembro passado foi 9% menor que no mesmo mês do ano anterior.



A principal explicação para esses números negativos está relacionada com o crescimento de outro mercado: o de dispositivos móveis. Muitos usuários estão trocando os computadores por ultrabooks, tablets e até mesmo smartphones.

Mas será mesmo o fim dos desktops? O Informática mostra que, apesar das dificuldades do mercado, diversas empresas acreditam no potencial dos computadores pessoais e na capacidade deles de se reinventarem. E, claro, há ainda muita gente de olho nas novidades dos bons e velhos PCs.

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