Tecnologia

Smartwatches ganham destaque em feira de aparelhos móveis na Espanha

São relógios que incorporam funções como câmera fotográfica e tocador de música

Roberta Machado
postado em 28/02/2014 07:10
O Gear Fit, da Samsung: tela curva e sensível ao toque, comunicação com o celular e orientações sobre exercícios físicos

O mercado dos smartwatches parece, finalmente, ter dado o grande salto durante o Mobile World Congress (MWC), feira de tecnologia voltada para dispositivos móveis. No evento, que começou na última segunda-feira e durou até ontem, em Barcelona (Espanha), várias empresas apresentaram modelos de relógios inteligentes, mostrando o potencial dessa tecnologia ainda pouco aceita pelo grande público. Os lançamentos inspiram mais confiança nos gadgets de pulso, que ganham mais variedade, funções e aplicativos, e tornam-se algo mais que um simples acessório de smartphone.

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Embora não tenha recebido o destaque que merece nas listas de Natal do ano passado, os relógios inteligentes continuam a conquistar um público sólido e cheio de potencial. De acordo com um relatório da empresa Market e Markets, o mercado de wearables (equipamentos vestíveis) abocanhou de US$ 2,5 bilhões em 2012 e deve ultrapassar os US$ 8 bilhões nos próximos três anos. Até lá, estimativas como a do Business Insider preveem que 91,6 milhões de smartwatches sejam vendidos no mundo.

A IDC já havia divulgado em dezembro expectativas de que as vendas de smartwatches cresçam até 500% em 2014 ; e os lançamentos revelados nesta semana podem ser o primeiro sinal disso. ;Seguindo a tendência da CES (feira de eletrônicos de Las Vegas) deste ano, os dispositivos vestíveis são um dos maiores focos do MWC. Uma variedade de novos dispositivos é lançada por companhias que já se estabeleceram no mercado. Mais particularmente a Samsung, assim como companhias que estão dando os primeiros passos nessa área;, apontou Ben Wood, chefe de pesquisa da CCS Insight.

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