Tecnologia

Novidades tecnológicas estão presentes em diversos momentos cotidianos

Até mesmo hábitos antigos, como ler e fotografar, podem mudar em pouco tempo

postado em 11/03/2014 09:15
Até mesmo hábitos antigos, como ler e fotografar, podem mudar em pouco tempoQuando se olham fotos e vídeos de décadas atrás, nota-se o quanto a tecnologia mudou de lá para cá. Máquinas de escrever, fax, televisões de tubo; Tudo isso parece muito distante e até engraçado. O que não percebemos é que as mudanças no mundo tecnológico estão cada vez mais rápidas e próximas. E a melhor forma de notar essas transformações está em verificar hábitos rotineiros. Ler, por exemplo, é uma atividade milenar. Mas invenções relativamente recentes, como e-readers e tablets, têm conquistado até mesmo os leitores apegados ao bom e velho livro de papel.

Prova disso está no crescimento do mercado de e-books. No ano passado, foram comercializadas no Brasil cerca de 3 milhões de obras nesse formato, o que representa aproximadamente 3% do faturamento total de títulos no país, segundo dados das principais lojas do setor. O número ainda é pequeno, mas se levado em consideração que até 2012 não chegava a 1%, o avanço é evidente.



Para quem prefere os exercícios físicos, as novidades eletrônicas também são de ampla ajuda. Aplicativos, pulseiras inteligentes e até mesmo jogos de videogame auxiliam os praticantes de atividades físicas contemporâneos. Realidade essa que os atletas de uma década atrás não poderiam vivenciar. Outra ação considerada normal até há pouco tempo, como explicar o trajeto a algum lugar, é coisa rara atualmente. Isso graças a aparelhos como GPS e smartphones, que tornaram basicamente impossível errar o caminho. Tanto que diversas fabricantes automotivas têm incorporado, já na fábrica, o dispositivo aos painéis dos veículos.

Os exemplos não param por aí. O Correio traz alguns deles para mostrar que o dia a dia está cercado da ajuda tecnológica. E que tal guardar esta edição para conferir daqui a uns anos o que mudou?

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação