Jornal Correio Braziliense

Tecnologia

Ações cotidianas revelam como o dia a dia está cercado tecnologia

Criar evento nas redes sociais, conversar via aplicativos e postar selfie são alguns exemplos

Pare para pensar nas suas atividades rotineiras. Acordar, ir trabalhar, fazer exercícios, festejar. Agora imagine como você fazia essas mesmas coisas há cinco anos. Provavelmente muita coisa mudou, não é? E várias dessas mudanças nos hábitos cotidianos aconteceram graças a inovações tecnológicas.

Estudar, por exemplo, já não é feito da mesma forma pela estudante de audiovisual Julia Rangel. Há um ano e meio, a jovem de 23 anos adquiriu um e-reader e boa parte dos livros exigidos passaram a ocupar menos espaço na mochila. ;Gosto dos livros de papel, mas o leitor digital permite visualizar arquivos de vários formatos e compartilhar textos facilmente. Além disso, alguns livros que ainda não chegaram aqui podem ser encontrados em versão digital;, explica a estudante, que atualmente acredita que metade de seu tempo de leitura seja gasto com o novo dispositivo.


Fotografar

Não é a toa que a expressão selfie foi considerada a palavra do ano de 2013, segundo o dicionário Oxford. A moda de tirar foto de si chegou até mesmo ao glamuroso evento do Oscar. A imagem capturada pela apresentadora Ellen Degeneres na noite do evento foi postada imediatemente nas redes sociais e se tornou nada menos que a mensagem mais compartilhada da história do Twitter.

O fato mostra que o hábito de tirar fotografias para montar um álbum de família ou mostrar para alguns amigos perde força. A onda é capturar cada pequeno ato da vida e colocá-lo em evidência para o maior número possível de pessoas. Mas isso só é possível devido a evoluções tecnológicas como celulares com câmeras cada vez melhores, redes sociais voltadas para fotos, como o Instagram, e acesso a internet em um número maior de locais.


Manter a forma


Basta entrar em uma academia para notar que fazer exercícios já não é mais a mesma coisa de tempos atrás. Vários usuários alternam entre os aparelhos de musculação e a tela do smartphone. Afinal, existem inúmeros aplicativos que podem ajudar na hora de manter a forma (Mas vale lembrar que a orientação de profissionais na hora de montar dietas e séries de atividades é indispensável). E não é só nas academias que os dispositivos eletrônicos auxiliam aspirantes a atletas. Apps como o Runtastic e o Nike %2b Running ajudam quem gosta de uma corrida ao ar livre.

Mesmo quem prefere o conforto de casa tem opções para não ficar parado. Lançado em 2006, o Nintendo Wii revolucionou o mercado de games ao exigir dos usuários movimentação frequente. Logo foram lançados jogos como o Wii Fit, feitos especialmente para atividades físicas. Atualmente, a maioria dos consoles contam com leitores de movimentos e jogos desse tipo.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.