Tecnologia

Microsoft quer convencer clientes a se modernizarem com fim do Windows XP

O suporte técnico do XP acaba em abril. Alguns usuários resistem ao sistema da empresa

postado em 11/03/2014 09:28
O relógio vai correndo e a hora do Windows XP está chegando: o suporte técnico para o sistema operacional vai deixar de ser oferecido pela Microsoft a partir do mês que vem. Com o processo de renovação de imagem pelo qual a empresa vem passando nos últimos anos (como a mudança da logo), esse momento era inevitável. Mais simples do que parece, o fim da assistência já estava marcado para ocorrer desde o ano passado, e a companhia só está cumprindo com a agenda.

A vontade da Microsoft de fazer as pessoas mudarem de sistema operacional é tão grande que a companhia está pedindo ajuda até aos próprios clientes para convencer familiares e amigos a migrarem para o Windows 8.1, a versão mais recente. No blog oficial da companhia, ela pede que usuários mais avançados atualizem os computadores de quem ainda se aventura pelo XP, ou até mesmo que os convençam a comprar outra máquina, caso a atual não consiga aguente softwares mais novos.

Verônica Martins, professora: de volta para o Windows XP por achar que a versão superior, a 7, era
Fique com ele...

A professora de fotografia Verônica Martins de Souza voltou a usar o XP no ano passado no computador de casa, tomando o lugar dos então instalados Windows 7 e Ubuntu. ;Achava o 7 muito chato. O XP é mais simples, sem burocracia. Na verdade, queria mesmo era voltar para o Ubuntu, mas, como eu trabalho com alguns programas de tratamento de imagem, e eles não rodam no Linux, sempre preciso de um Windows. Esse vai continuando aqui até eu ver que vale a pena trocar por outro;, afirma.

Se, como Verônica, você ainda ama o Windows XP e largá-lo está fora de questão, esteja preparado para lutar com unhas, dentes, teclados e mouses contra spywares, malwares e botnets. Crackers poderão usar atualizações para os sistemas mais modernos da Microsoft para encontrar vulnerabilidades no XP a partir de 8 de abril, já que este não receberá nenhuma manutenção ou ajuste.



Ao contrário de Verônica, Viana migrou para o 7.
Ou vá para outro...

Está com um dinheiro a mais no banco e se amedrontou com a notícia da Microsoft? Então, um SO novo ou uma máquina mais moderna é a melhor saída. Na página oficial da Microsoft que informa sobre o fim do suporte, as dicas levam o leitor a cair sempre na compra e instalação do Windows 8.1 (o 7 não chega nem a ser citado). Avançando mais no site, encontra-se um passo a passo de como instalar o novo sistema e sugestões de PCs e tablets com ele incluso.

Fábio Gaspar recomenda a troca por equipamentos mais modernos, pois há mais benefícios para o usuário. ;Existem computadores contendo o Windows 8 que custam menos de R$ 1 mil e estamos sempre trabalhando com fornecedores, como a Intel, Dell, Hewlett-Packard e Positivo para diminuir constantemente o preço desses equipamentos;, afirma. Fábio conta que a Microsoft tem oferecido descontos de 15% para empresas que desejam abandonar o XP e migrar para um sistema mais moderno.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação