postado em 21/03/2014 07:10
Na era da internet, a opinião pública é formada com a ajuda de inúmeras mensagens enviadas por cidadãos comuns a partir de casa, do escritório ou até mesmo da rua, graças aos celulares conectados à web. Mas como exatamente ocorre esse fenômeno? O que leva um determinado ponto de vista a prevalecer em um debate travado na rede mundial de computadores? Foram essas as perguntas que um grupo de cientistas chineses buscou responder quando decidiu avaliar as postagens no Twitter. O estudo, acreditam os autores, pode orientar o trabalho de comunicação on-line de campanhas políticas e de marketing.
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No estudo, foram consideras 6 milhões de mensagens publicadas no site de microblogs durante o primeiro semestre de 2011. Com a ajuda de algoritmos, elas foram ordenadas por tema e identificados os sentimentos subjacentes dos internautas em relação aos assuntos. A análise mostrou que os debates no Twitter seguem um padrão: no início, as opiniões podem até estar mais divididas, mas um lado logo prevalece e rapidamente se alastra, tornando-se a posição dominante em pouco tempo.
A partir daí, segue-se um momento de estabilidade. ;Uma vez que a opinião pública se estabiliza, é difícil mudá-la;, diz Fei Xiong, professor da Beijing Jiaotong University e um dos autores do estudo. Esse momento em que um dos lados se torna claramente predominante não significa contudo um consenso. Isso porque, conforme perceberam os cientistas, os usuários do Twitter são mais propensos a trabalhar para mudar a opinião dos outros do que admitir a mudanças do próprio ponto de vista.
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A partir daí, segue-se um momento de estabilidade. ;Uma vez que a opinião pública se estabiliza, é difícil mudá-la;, diz Fei Xiong, professor da Beijing Jiaotong University e um dos autores do estudo. Esse momento em que um dos lados se torna claramente predominante não significa contudo um consenso. Isso porque, conforme perceberam os cientistas, os usuários do Twitter são mais propensos a trabalhar para mudar a opinião dos outros do que admitir a mudanças do próprio ponto de vista.