Tecnologia

Pesquisadores desenvolvem protótipo que permite exames complexos

Não importa onde estejam. A transferência dos dados é wireless

Roberta Machado
postado em 04/04/2014 06:50
Quando se menciona que um paciente está sob observação, não é difícil imaginá-lo cercado de muitos fios e monitores com números complicados, durante dias de descanso no hospital. Mas, em breve, esse conceito deve ser superado por uma tecnologia completamente wireless, que leva o consultório médico para onde o paciente estiver. Pesquisadores norte-americanos criaram um protótipo que reúne vários equipamentos de monitoramento de saúde em um pequeno adesivo flexível feito para ser aplicado diretamente sobre a pele, assim como um curativo. A ideia permitirá que qualquer paciente realize uma série de exames detalhados sem precisar sair da rotina, com a mesma qualidade do monitoramento feito em um hospital.

Leia mais notícias em Tecnologia


Flexível, o protótipo é preenchido com óleo de silicone: peças

Os pesquisadores da Universidade de Northwestern e da Universidade de Illinois reuniram uma série de sensores, circuitos e rádios miniaturizados em um design ultraflexível e não invasivo. Um artigo publicado na revista Science de hoje descreve como a tecnologia funciona: em vez de ser aparafusados no lugar como em um computador comum, os componentes eletrônicos ficam soltos entre duas membranas de silicone, como o recheio de um sanduíche. As peças são encaixadas de uma forma estável, mas ficam livres para se moverem quando a membrana for torcida ou esticada.

O pacote flexível é preenchido com um óleo de silicone viscoso, em que as peças podem flutuar e deslizar com mais facilidade durante a deformação da estrutura. ;Esse design minimiza a tensão nas interconexões, e ao mesmo tempo permite um movimento de grande alcance dentro do fluido suspenso;, explica John Rogers, professor de ciência dos materiais e engenharia na Universidade de Illinois, e um dos autores do trabalho.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação