Tecnologia

Copa de 2014 será a primeira em que árbitros usarão sensores

Confira outros recursos presentes no torneio, desde bolas mais estáveis a chuteiras e garrafas inteligentes

postado em 20/05/2014 10:20
Bola oficial da Copa do Mundo de 2014

O maior evento esportivo do planeta, a Copa do Mundo, é uma vitrine não apenas para jogadores e seleções, mas para o mundo da tecnologia também. Na edição do torneio que se inicia em menos de um mês, a própria regra do jogo terá de se adaptar aos avanços de recursos eletrônicos. Será a primeira vez na competição que os árbitros usarão sensores para determinar se a bola entrou no gol. O equipamento já havia sido testado na Copa das Confederações, no ano passado, mas, até agora, não houve lances que exigissem o uso do acessório.

[SAIBAMAIS]Um dos fatores que contaram a favor do novo recurso é a precisão do funcionamento. O sistema adotado pela Fifa, o GoalControl, tem 14 câmeras, sete para cada gol, para a leitura do lance por vários ângulos. As imagens são processadas por um poderoso software, capaz de identificar o movimento dos diversos elementos em campo e isolar apenas a bola. Com as coordenadas exatas do objeto, é possível então estabelecer se a esfera ultrapassou ou não a linha, com erro de apenas 5mm. Todo esse processo é realizado em questão de centésimos de segundo e, caso o gol seja verificado, um sinal vibratório e visual é enviado para uma espécie de relógio que fica com os árbitros.




A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação