Roberta Machado
postado em 21/05/2014 08:40
Nessa loja de games, não há aventuras do Mario, do Pikachu ou da Lara Croft. Quem manda ali são cangaceiros, índios e outros personagens que podem parecer novos para muitos jogadores de longa data. Na SplitPlay, o primeiro marketplace de jogos independentes da América Latina, há mais de 20 títulos à venda com temáticas variadas. Enquanto alguns falam português e têm inspiração na cultura nacional, outros foram feitos com um visual e a língua típicos da terra do Tio Sam. Mas não se deixe enganar: todos foram criados aqui mesmo no Brasil.
A produção nacional de games tem se fortalecido nos últimos anos graças à multiplicação de pequenos estúdios por todo o território do país. São os chamados estúdios indies, grupos independentes, com orçamento modesto e que trabalham sem o apoio de grandes empresas. A maioria deles é composta por uma equipe com menos de 10 pessoas, armada com nada mais que um kit de desenvolvimento e criatividade.
Apesar do crescimento recente, os títulos produzidos nesse esquema de guerrilha davam de cara no muro da distribuição. Ou os desenvolvedores vendiam os jogos por conta própria pela internet ou tentavam a sorte em disputados catálogos como a loja virtual do Xbox ou o site internacional Steam, a grande inspiração para o pessoal da SplitPlay. Com um catálogo de mais de 3 mil jogos e 75 milhões de usuários, a página da Valve se tornou referência na compra e venda de games para computador. Mas, como pode ser fácil se perder nesse mar internacional de divertimento, tornou-se necessário estabelecer um território nacional para os navegadores brasileiros.
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