Tecnologia

Rebeldes controlam duas cidades no Mali, declara porta-voz da ONU

De acordo com Stéphane Dujarric, as autoridades malinesas reconheceram hoje a perda de Kidal

Agência France-Presse
postado em 22/05/2014 17:53
Nova York - Os rebeldes tuaregues recuperaram o controle das cidades de Kidal e de Menaka, no norte de Mali, declarou um porta-voz da ONU nesta quinta-feira (22/5). De acordo com Stéphane Dujarric, as autoridades malinesas reconheceram hoje a perda de Kidal e disseram que Menaka está "sob pressão" de grupos armados.


"O governo malinês declarou um cessar-fogo ontem à noite, depois de um ataque das forças malinesas à cidade de Kidal, que entraram em confronto com o Movimento Nacional de Libertação de Azawad (MNLA) e com outros grupos armados", informou o porta-voz do secretário-geral da ONU, em uma entrevista coletiva.

"As cidades de Kidal e de Menaka estão agora sob o controle do MNLA (grupo dos rebeldes tuaregues separatistas)", acrescentou. A perda de Kidal representou uma humilhante derrota para as autoridades malinesas, que foram obrigadas a suspender imediatamente os combates e a contemplar a possibilidade de pedir o apoio da força francesa na região, acrescentou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação