Tecnologia

Maior serviço de streaming de música é lançado no Brasil

Spotify, antes acessível apenas para convidados, permite ouvir músicas gratuitamente pela internet

postado em 28/05/2014 16:56

Spotify, antes acessível apenas para convidados, permite ouvir músicas gratuitamente pela internet

A maior plataforma do mundo de streaming de música acaba de chegar ao Brasil. O Spotify permite ouvir mais de 30 milhões de músicas pelo celular, tablet ou computador, desde que haja conexão com a internet.

O serviço agora está presente em 57 países e tem 40 milhões de usuários registrados, sendo 10 milhões de pagantes. Nos últimos dois meses, o acesso no Brasil estava disponível apenas a quem conseguia convites distribuídos por usuários específicos, como famosos ou portais de música, no melhor estilo dos primórdios do Orkut.

[SAIBAMAIS]O plano gratuito dá acesso a todo o catálogo do programa, permitindo ao usuário procurar por artistas, discos ou playlists, mas não é possível ouvir uma música específica. As canções são tocadas de forma aleatória e há anúncios publicitários entre elas.

No plano Premium, é possível fazer o download das playlists, para ouvi-las offline, e também escutar as músicas sem interrupções. A assinatura pode ser paga, por enquanto, apenas em dólar, pelo preço de US$ 6.

Atraso
No ano passado, o software chegou a diferentes países sul-americanos, como Argentina, Paraguai e Equador, mas o Brasil tinha ficado de fora.

O diretor geral do Spotify para a América Latina, Gustavo Diament, não acredita que houve um atraso no lançamento do serviço por aqui. ;Não poderia ter sido nem um dia antes, nem um dia depois. Chegou na hora que a gente conseguiu trazer como a gente queria. Porque a gente estaria traduzindo um serviço de outros países e lançando aqui, não necessariamente com o catálogo certo, com a curadoria certa, com o algoritmo funcionando da maneira correta.;

Controvérsia
O Spotify já pagou US$ 1 bilhão para a indústria musical na forma de direitos autorais. Entretanto,

;A crítica é perfeitamente normal se você pensar que a gente está no começo da era do streaming. O Spotify nasceu para combater a pirataria, e a gente teve que entrar no mesmo território, que é o território grátis. A gente está dando um produto melhor, legal, gratuito e que gera um faturamente adicional para a indústria da música;, explica Diament.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação