Agência France-Presse
postado em 09/06/2014 17:54
Os consoles Xbox One, da Microsoft, e Playstation 4, da Sony, serão as estrelas indiscutíveis do salão de videogames E3, realizado entre terça e quinta-feira em Los Angeles.
A Nintendo, que teve a última geração de seus consoles Wii U ofuscada pela concorrência, terá uma participação discreta no maior evento de videogames do mundo.
Microsoft e Sony prepararam apresentações apoteóticas para lançar novos games, com criações cada vez mais realistas e uma excelente qualidade de jogo - ou ;jogabilidade; - para satisfazer até os mais aficionados.
O sucesso desses jogos é chave para os desenvolvedores de consoles, ainda que os dispositivos tenham evoluído nos últimos anos para se tornar mais versáteis e se impor como um verdadeiro centro nevrálgico da sala de estar.
"No fim das contas, o que faz com que a indústria do videogame funcione são os games de sucesso", explicou Scott Steinberg, analista estratégico dos estúdios Phoenix Online. "Os atores do mercado tentarão impor seus melhores jogos para tentar estabelecer o domínio", acrescentou.
[SAIBAMAIS]A Sony chegará ao salão E3 (de "Electronic Entertainment Expo" ou Exposição de Eletrônicos de Entretenimento) com alguma vantagem nesta guerra dos consoles: as vendas de seu PS4 superaram as do Xbox One desde que os dois consoles foram lançados no mercado, em novembro.
No mês passado, a Microsoft reduziu o preço de seu Xbox One e tomou a decisão de vendê-lo sem seu sistema de comandos por voz e sem o sensor de movimento Kinect.
A Microsoft "pôs todas as suas cartas na mesa" no momento certo, apresentando o Xbox One como um dispositivo multifuncional para a casa, que pode ser usado para ver filmes, ouvir música e jogar videogame, avaliou James McQuivey, analista da empresa Forrester.
"Foi um grande risco", disse McQuivey. "Os jogadores puros não queriam nem saber se poderiam ver Netflix em seus consoles, mas a Microsoft sabe que poder assistir Netflix com seus dispositivos é muito importante".
- Vidas mais equilibradas -
Na calçada da frente, a Sony está claramente focada nos jogadores com seu PS4, embora seu console permita também ter acesso a filmes, música e televisão.
Os games destinados exclusivamente ou ao PS4 ou ao Xbox One serão raros no E3, mas Microsoft e Sony farão o que for possível para se diferenciar do concorrente direto. Os especialistas acreditam que a Sony poderia se atrasar com seu capacete de "realidade aumentada".
"Se a Microsoft não conseguir alcançar a Sony em curto prazo, não conseguirá dominar o mercado no longo prazo", disse McQuivey.
Os jogos mais badalados apresentados no salão E3 provavelmente serão novas versões de grandes clássicos como Call of Duty, Halo, Assassin;s Creed, Far Cry e Resident Evil.
A Activision, desenvolvedora do jogo de tiros Halo, vai apresentar o que espera ser seu próximo campeão de vendas, chamado "Destiny".
A empresa emergente Twitch, especializada em transmissores ao vivo online de competições de video game, tentará, durante o salão, combater os clichês que descrevem os jogadores como antissociais.
A Twitch revelou esta semana os resultados de uma pesquisa que mostra que os jogadores de games têm vidas mais equilibradas que os não jogadores. "O velho estereótipo do jogador esquisitão e solitário não tem mais razão de ser", disse Neil Howe, da LifeCourse.
"Está constatado que os jogadores de hoje são mais educados, mais otimistas, têm consciência social e são melhores nos relacionamentos com seus amigos e familiares do que os não jogadores", concluiu.